O sono polifásico é um padrão de sono alternativo no qual o tempo dedicado ao descanso pode ser reduzido até duas horas por dia sem causar danos à saúde. Ele é atingido pela separação do período de sono em momentos mais curtos e espaçados.
Os críticos do sono polifásico preocupam-se com a possibilidade deste padrão de sono restringir o tempo gasto como os estágios perimetrais do ciclo do sono, podendo assim perturbar o ritmo circadiano do corpo. Isso poderia causar o sofrimento dos mesmos efeitos negativos encontrados na privação do sono, como perda da capacidade cognitiva e habilidade física, incluindo stress, ansiedade e enfraquecimento do sistema imunológico. Contudo, não existem estudos que comprovem o efeito negativo do sono polifásico.
Os críticos apontam a dificuldade que algumas pessoas tem de respeitar os curtos intervalos de sono, acabando por dormir para além do programado como uma evidência da insustentabilidade deste padrão.
Adeptos do sono polifásico frequentemente testemunham uma mais valia no estado de alerta, mas os cépticos questionam se isso se deve mesmo ao novo padrão de sono ou se é resultado do acumular de adrenalina e cortisol ao atingirem com sucesso os seus objectivos de sono - afinal, menos sono significa mais tempo útil e, portanto, mais metas produtivas podem ser alcançadas durante o dia.
Muitos adeptos do sono polifásico relatam que a parte mais difícil deste padrão de sono é superar o aspecto social, uma vez que as horas de trabalho muitas vezes não permitem o período necessário de sono durante o dia em intervalos regulares. Relatos pessoais indicam que perder um único período pode causar consequências catastróficas, portanto muitas vezes mesmo pessoas com sucesso no sono polifásico retornam ao padrão monofásico a fim de conseguirem satisfazer a sua vida social e profissional.
in Wikipedia
2 comentários:
Primeiro que tudo tenho que agradecer a sua grande atenção. Não era minha intenção que usasse e, muito menos que lhe desse a importância que deu. Mas, se foi de sua livre vontade, então é porque de alguma forma, esse singelo gesto da minha parte foi significativo para si. Se tal aconteceu, sinto-me feliz por ter tido a possibilidade de o satisfazer de alguma forma. Mais uma vez, MUITO OBRIGADO!
Digo-lhe ainda que Mª. João Pires, é das minhas companhias preferidas.E este video é, sem dúvida, um dos mais belos.
Ficará ao seu critério a publicação deste meu comentário tão vasto. Contudo, achei por bem fazê-lo.
Ainda vai conseguir que me ponha a estudar a sério o sono e as suas várias fases. :)
Vejo que tenta pesquisar, perceber, organizar ideias no sentido de auto-ajuda. Faz bem. Conhecimento não faz mal a ninguém, antes pelo contrário. Mas, não se esqueça que uma coisa é a teoria, outra a prática. O que pode fazer "milagres" numa pessoa, pode fazer precisamente o contrário noutra. Leia e procure mas não aceite uma ideia ou teoria somente porque acha que o "seu caso" pode ser este ou aquele.
Sei que sabe do que lhe falo, mas por vezes, qd estamos sós com os nossos problemas, tendemos a ver a realidade com outros olhos e isso, por vezes assusta.
Só uma pequena dica. se quer ler algo mais sobre sono, dedique-se sobretudo às fases REM e NREM do sono, assim como aos ciclos.
Não vou retirar-me já... ainda vou ouvir um pouco mais de MJP.
Enviar um comentário