7 de dezembro de 2008

Traumas

O trauma psicológico é um tipo de dano emocional que ocorre como resultado de algum acontecimento.

Quando o trauma conduz ao stress, pode envolver mudanças físicas no cérebro, podendo afectar o comportamento da pessoa.
Um evento traumático envolve uma experiência ou série de experiências repetidas que afectam a maneira do indivíduo lidar com idéias ou emoções envolvidas com aquela experiência, podendo às vezes durar semanas ou anos.

O trauma pode ser causado por vários tipos de eventos, mas há alguns aspectos em comum. Geralmente implica o sentimento de completo desamparo diante de uma ameaça real ou subjectiva à própria vida, ou à vida de pessoas amadas, ou à integridade do corpo. Um trauma pode, frequentemente, violar as idéias do indivíduo a respeito do mundo, colocando-o num estado de extrema confusão e insegurança. O trauma também pode acontecer em decorrência da traição de outrém ou instituição de maneira imprevista.
O trauma psicológico pode vir acompanhado de trauma físico ou existir de maneira independente.

Alguns tipos de causas de traumas psicológicos são: abuso sexual, violência ou ameaças, especialmente se ocorrem na infância. Eventos catastróficos como terremotos e erupções vulcânicas, guerra ou outras formas de violência em massa também podem causar traumas psicológicos, assim como exposição à miséria durante longo tempo ou mesmo abuso verbal.

Entretanto, pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes em eventos similares. Uma pessoa pode sentir como traumático um evento que outra pessoa pode não sentir, e nem todas as pessoas que passam por experiências traumáticas podem tornar-se psicologicamente traumatizadas.



in Wikipedia

1 comentário:

Teresa Durães disse...

muitas vezes degenera em grandes depressões ou em depressões que se arrastam durante anos.