4 de dezembro de 2008

O tamanho não é tudo

Despertei devagar. Deitado de barriga para baixo, o braço direito esticado adiante, a mão cravada numa terra muito castanha e tudo à volta muito verde, tão verde que fazía doer os olhos.
A cara rente ao solo deixava-me aperceber com uma visão de lupa pequenos habitantes que se movíam entre a relva, palhinhas, folhas encarquilhadas. Seguíam na sua vida, totalmente alheios à minha presença.
Eram figura de gente mas com carapaças de insectos, o colorido variado desde um vermelho intenso até ao negro azulado. Havíam mulheres lindas e homens gordos, alguns de barba aparada e o que estranhei mesmo, foi a elegância que aquelas asas, patas e penugens lhes confería, apesar do rosto ser humano.
Não reconheci ninguém.
E achei que desta forma podería atrever-me a uma partida: soprei de fininho e longamente.
Mas nada se passou, prosseguiram no seu caminho entre o verde luminoso.
Tentei empurrar uma mulher com asas de joaninha, fazendo uma leve pressão com o indicador, mas ela muito resistente, nada sentiu.
Era como se não tivesse força, presença.
Lembrei-me de repente que talvez eu não existisse... de palma bem aberta assentei com um ruído abafado todo o meu poder, o meu tamanho gigantesco em contraste com tais insignificantes criaturas.
Devo ter sorrido... achei-me superior.
Mas quando levantei a mão estava tudo exactamente como se nada se tivesse passado com o meu gesto.
Aborrecido, tentei erguer-me e ir embora.
Mas a mão cravada na terra prendía-me de tal forma que não consegui outra posição senão ficar de joelhos. Puxei, ajudei com a mão livre, senti os tendões do pulso a esticarem-se como elásticos, uma dor começou a apossar-se de mim, todo o verde se começou a engelhar como um tapete e concentrando-se na área onde eu me encontrava.
Gritei. Depois mais alto.
Mas de nada me serviu pois acabei engolido e o som mais parecía um restolhar de folhas velhas.
Acordei com o coração descompassado.
As duas mãos enroladas por baixo da almofada não obedeceram de tão dormentes que estavam.

Sem comentários: