27 de novembro de 2008

O despertador

Estive muito tempo sem conseguir adormecer.
Sentía-me cansado, demasiado cansado e quando assim estou parece que não há sono que me aquiete, mesmo estando cheio de vontade de dormir.
As preocupações da hora avançar e nada de fechar os olhos ainda me agravaram mais o sossego necessário para me tranquilizar e embalar.
Agarrei no despertador e confirmei a hora do acordar. Tudo certo. Ainda voltei a verificar mais uma vez, fiz mentalmente contas às horas que me faltavam para me levantar.
Acordei num repente, olhei o relógio, já tinha passado da hora de me apresentar ao serviço.
Corri para o guarda-fatos, nem tempo para fazer a barba ou tomar banho.
Em vez de ir de carro, resolvi ir a pé para não me meter em filas.
Desatei a bater com os calcanhares no rabo e tão rápido o fiz, que levantei do chão e cheguei rápido ao emprego.
Mas quando me sentei na minha secretária reparei que estava de chinelos de quarto, as calças não eram minhas pois estavam pelas canelas e toda a gente se queixava que eu cheirava mal.
A vergonha caíu sobre mim, quis desaparecer, não existir...
E o chefe sempre a chamar-me, a impôr a sua vontade, a obrigar-me a ir ao seu gabinete, passar pelo sector inteiro, toda a gente a ridicularizar-me naquela figura.
Dei um safanão, o despertador caíu-me das mãos e desatou a rodar no seu próprio som irritante.
Agarrei-o, calei-o e verifiquei que em dez minutos tinha adormecido de luz acesa, meio sentado à cabeceira da cama.
Apesar de estar tapado tinha os chinelos calçados...
Só me faltava esta! Será que dei em sonâmbulo?

1 comentário:

Bruno Clemente disse...

:). adorei a forma como descreves este 'pesadelo' em particular, tem a sua parte de caricato, já dei por mim a sonhar coisas do género.
acho sobretudo que é um receio que temos bem guardado no nosso subconsciente, por medo de nao sermos bem aceites em determinado meio, ou pelo desempenho das nossas funçoes, e essa necessidade de ser 'bem visto' socialmente, reflete-se bem nestes casos como um receio que todos temos :P.

a nao ser que estejamos a marimbar para o mundo la fora, e nao nos interessa a forma como nos olham :)

espero ver mais,

excelente ideia esta de recordar os sonhos e pesadelos.