26 de outubro de 2008

Guerras

Estou no meio de uma guerra. Destroços de casas, de pessoas. Sei que tudo o que me rodeia é igual aos documentários que vi sobre a II Guerra Mundial mas ter conhecimento racional desse facto não me retira o medo, o suor, a dor, o sofrimento. Há uma cor vermelha que predomina. Não sei se é sangue...
Procuro pelos meus entre escombros. Descubro gente da minha infância, parentes que já se foram há muito. Há uma mulher de laço na cabeça que para qualquer lado onde vá, seja na busca dos meus seja para me resguardar dos barulhos das bombas a assobiarem me segue. Está sempre calma, as mãos entrelaçadas sobre o regaço, muito branca, uma expressão de menina. Olha-me. Não diz nada. Apenas me olha.
Pergunto-lhe se sabe onde está a minha gente. Mas não responde, não se mexe, apenas me olha fixamente.
Distraio-me.
Uma bomba rebenta.
Acordo. A arfar como se tivesse acabado de disparar de uma corrida. Fico com a sensação de que a mulher então, se afasta da porta do meu quarto.

2 comentários:

o Reverso disse...

é uma hora e teinta e nove da noite. lá mais para diante irei deitar-me.

a música de embalar é boa. espero que me faça dormir bem.

Alexandra disse...

Também conheço bem esse cenário de guerra e todos os sentimentos que nos assolam...

Indo de encontro a um dos post's que abaixo fez, tentemos pensar. O conteúdo onírico (sonhos) não é mais que um material com o qual se pode trabalhar, sendo que a sua linguagem é, como mt bem diz, simbólica.

Durante o sono,o consciente está como que adormecido, mas não podemos dizer desligado, de forma alguma. O material inconsciente que faz parte de cada um de nós emerge de várias formas. Muitas vezes, influenciado pelos nossos sentidos, como seja a audição. Daí que embora a dormir, um som que possa ouvir, rápidamete é aproveitado e englobado nesse conteúdo que está sempre latente e que somente se manifesta durante o sono.

A partir do momento em que o material onírico se torna incomportável para o consciente, acordamos com toda a manifestação somática que acompanhou o sonho. É, como pode perceber, uma belíssima defesa a nosso favor. Até para isso estamos preparados...

Mas, indo ainda ao simbolismo, parecem existir aqui 3 factores a evidenciar. Um deles, a guerra e, repare como as personagens que encontra pertencem tb ao seu passado (2ª. factor). O 3º. será esse figura feminina. Todas estas figuras e cenários têm uma razão. Mas essa, está dentro de nós. É nosso o trabalho de tentar pesquisar bem no fundo o signíficado de td essa simbologia.

Sem dúvida, com ajuda tudo se torna mais fácil!