25 de outubro de 2008

Gastar o tempo

Nas noites em que a insónia perdura para além de uma hora e a cama parece desconfortável, levanto-me.
Para além de todos os truques habituais, é um tempo em que gosto de ler.
Acomodo-me no sofá da sala e dedico-me à leitura do meu livro de cabeceira que tanto pode passar por Pessoa como pela epopeia dos Lusíadas.
Muitas vezes cabeceio, fecho os olhos, tomba o livro, pesadissimo entre mãos.
De esticão apercebo-me do sono a chegar, recolho-me ao leito.
Mas mal sinto os lençóis sobre mim uma espertina energiza-me e lá volto eu à velha insónia.
Regresso ao sofá, puxo a manta de viagem para os pés.
Tantas vezes só dou por mim manhã cedo, gelado e cheio de dores no pescoço, o livro a cravar-se de lado nas costelas e eu, completamente podre de sono.

1 comentário:

Alexandra disse...

Tentando ser breve...

Uma das estratégias para a insónia é ler, de facto. Mas... livros que não lhe interessem!

Porque não lê mesmo deitado na cama?!

Se na cama não pode ser, deixe-se ficar no sofá. Mais vale dormir no sofá e acordar podre de sono do que não dormir!

Et voilà!! :)